O que é ser empreendedor?

O que é ser empreendedor?

O empreendedor é aquela pessoa que consegue transformar uma ideia inovadora em um serviço, produto ou negócio. Ele pensa e age de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando e liderando processos, tornando possível o que parece impossível, entusiasmando pessoas, combatendo a acomodação à rotina e assumindo riscos em favor de seus ideais.

Segundo Emanuel Leite, PhD em inovação e empreendedorismo, ser empreendedor significa ter capacidade de iniciativa, imaginação fértil para conceber as ideias, flexibilidade para adaptá-las, criatividade para transformá-las em oportunidades de negócio, motivação para pensar conceitualmente e capacidade para perceber as mudanças como oportunidades.

O empreendedor é um artista, um criador. Alguém que cria novos produtos, novos empregos, novas coisas. E nunca para. Ele não cria apenas porque quer, mas também porque sente grande necessidade de realização.

Empresário x Empreendedor

Muito se confunde os dois termos até porque muitas vezes eles realmente estão ligados. O empresário é o dono de uma empresa, ele pode ou não ser um empreendedor, se ele deixar de ter a empresa ele deixara de ser um empresário.  Ser empresário é uma profissão, enquanto ser empreendedor está muito mais ligado a uma postura, uma forma de ver o mundo.

O Empreendedor é aquele faz as coisas acontecerem, aquele que transforma uma ideia em um serviço, produto ou modelo de negócios. Um empreendedor pode ser um empresário, mas pode também ser um funcionário ou o criador de um empreendimento social.

Se o empresário é um agente de inovação, que cria oportunidades e lidera processos, ele também é um empreendedor.

Espirito Empreendedor

É a base do empreendedorismo, é ter a vontade de transformar visões em realidades lucrativas, é querer solucionar problemas reais das pessoas. O espirito empreendedor está diretamente ligado a capacidade de inovação, de fazer diferente, de questionar a realidade e fazer acontecer evoluções diárias, de desenvolver empreendimentos inovadores, que são os motores do desenvolvimento social e econômico de uma nação.

O empreendedorismo não consiste em fazer dinheiro (embora isso geralmente aconteça), mas em atingir a auto-realização pessoal. O que você quer conquistar e construir a longo prazo?

Carreira de Empreendedor

Segundo Eric Ries, criador da Startup Enxuta o “empreendedor” deveria ser considerado um cargo em todas as empresas modernas que dependam da inovação para seu crescimento futuro.

O empreendedor tem a oportunidade de trabalhar em todas as áreas de um negócio, de controlar o seu próprio destino, de gerir seu tempo e lidar diretamente com os clientes. Tudo isso pode parecer fantástico, mas é também uma tarefa extremamente complexa e desafiadora que depende do equilíbrio entre a técnica (conhecimentos e habilidades), a criatividade e o Poder Pessoal.

É empreendedor aquele que transforma ideais em soluções reais inovadoras, isso pode ser dar:

  • Criando seu próprio negócio ou startup;
  • Como funcionário de uma empresa (intraempreendedorismo);
  • Como funcionário público;
  • Criando ou atuando em uma organização sem fins lucrativos.

Competências do empreendedor

Não é apenas com espirito empreendedor, intuição e muita vontade de trabalhar que se faz o sucesso de uma empresa. Além de ter coragem para se arriscar, muitas vezes em um setor produtivo ainda não explorado, o empreendedor precisa levar muito a sério a gestão de seu negócio. Empreender é administrar, o mercado, invariavelmente, acaba devorando os amadores.

estrela do sucesso de zach, Conhecimento, rede de contatos, energia, comprometimento, paixão

estrela do sucesso de zach

Competência do empreendedor moderno:

  • flexibilidade;
  • atualização permanente;
  • motivação, envolvimento e compromisso;
  • criatividade;
  • inovação;
  • atitude pró-ativa e empreendedora;
  • abertura à mudança e disponibilidade;
  • capacidade de adaptação;
  • orientação para a resolução de problemas;
  • tenacidade e resistência a situações estressantes.

Eu acredito que além dessas, existem outras competências importantes para um empreendedor de sucesso, e tenho um modelo novo que aborda essas questões, conheça o Equilíbrio Empreendedor aqui.

Dúvidas?

Vamos construir juntos definições melhores sobre o que é ser empreendedor e empreendedorismo, comente e de a sua contribuição, tire suas dúvidas ou de o seu feedback, sua opinião é muito importante para mim.

Até a próxima!

Luis Henrique de Souza

Fontes:

  • Apreendendo a Empreender – SEBRAE – 2011
  • A Startup Enxuta – Eric Ries – 2012
  • O Fenômeno do Empreendedorismo – Emanuel leite – 2012
  • Planos de Negócios que dão certo – Dornelas, Timmons, Zacharakis, Spinelli – 2008

Deixe uma resposta