Empresa x Startup: Mitos e Fatos

Qual a diferença entre uma empresa e uma startup?

Segundo Eric Ries, autor do livro The Lean Startup, as startups são projetadas para enfrentar situações de extrema incerteza. Abrir uma nova empresa, que seja um clone exato de um negócio existente, copiando modelos de negócio, precificação, cliente-alvo e produto, pode até ser um investimento econômico atraente, mas não é uma startup, pois seu sucesso depende somente da execução – tanto que esse sucesso pode ser modelado com grande exatidão.

Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza, não é um negócio, ou melhor, ainda não é um negócio, seu foco deve ser o aprendizado validado, buscando responder duas perguntas fundamentais: a hipótese de valor, isso gera valor para o cliente? E a hipótese de crescimento, como os clientes descobrem meu produto ou serviço? Para isso, usando um MVP (Produto Mínimo Viável) ela deve seguir o ciclo de feedback, Construir -> Medir -> Aprender para responder essas questões principais, que vão viabilizar ou não o modelo de negócios, produto ou serviço, através das informações geradas pela experiência do usuário. Sempre que o resultado não é positivo (o fracasso), deve-se pivotar, ou seja, modificar as características do modelo, produto ou serviço, e testar novamente.

Ciclo Lean startup

Ciclo Lean – Construir, medir e aprender

Em caso de sucesso, a startup começa a pensar em virar uma empresa, com um modelo de negócios , serviço ou produto validado.

Uma startup não é apenas um novo negócio, ela pode estar dentro de uma empresa já organizada, dentro de uma organização não governamental ou dentro do próprio governo. Como assim? Vou dar um exemplo da Snaptax, uma startup que queria livrar os contribuintes dos onerosos contadores mediante a automatização do processo de coleta de informações. O processo se daria por envio de fotos dos formulários tiradas pelos usuários, uma ferramenta digital, isso ainda não havia sido feito antes, os clientes aceitariam o serviço? Iriam gostar? Pagariam por isso? Descobririam facilmente o serviço? O cenário era o de total incerteza, o que caracteriza o ambiente de uma startup. No entanto a Snaptax foi criada dentro da Intuit, maior fabricante norte-americana de ferramentas de finanças, tributos e contabilidade, e sim, ela era uma startup.

Uma dica, sempre que você tiver que pensar, “será que isso gera valor para o cliente?”, pois isso ainda não foi feito, você está em uma startup.

MITOS:

  • Startup é a nomenclatura para um negócio digital.
  • Startup é uma empresa pequena, ou começando.
  • Empresas, organizações e o governo não podem ter startups.
  • O Plano de negócios é uma ferramenta ultrapassada e não deve mais ser usado.
  • Ter uma startup e ser empreendedor não está ligado a administração.

FATOS:

  • Para ser uma startup deve haver inovação, seja ela no modelo de negócios, na precificação, no produto, etc…
  • Uma startup deve enfrentar situações de extrema incerteza. Será que o mercado quer, ou está preparado para meu produto ou serviço ?
  • O Plano de negócios é uma ferramenta importante para o inicio de uma empresa, e não de uma startup. Ele é um importante guia, que deve ser seguido e alterado conforme o andamento da empresa.
  • O sucesso de uma startup pode ser construído seguindo o processo correto de validação.

Me ajude a construir os mitos e fatos de empresas x startups, comente e de a sua contribuição, tire suas dúvidas ou de o seu feedback.

Um grande abraço,

Luis Henrique de Souza.

One Reply to “Empresa x Startup: Mitos e Fatos”

  1. A Falta De Dinheiro Muitas Vezes É Um Grande Problema Para Quem Quer Começar Um Negócio Na Internet Não É Verdade?

    Mas Pensando Em Te Ajudar Temos Uma Proposta Que Pode Acabar De Vez Com Sua Vontade De Começar Ainda Hoje Seu Negócio Do Zero 100% Digital E Mais Com Ferramentas Gratuitas.

    Tudo o que você precisa é ter um computador e uma conexão com a internet.

    Clique No Link e Analise Nossa Proposta Agora Mesmo!

    Att: Gabriela Silva

Deixe uma resposta