Design Thinking no empreendedorismo

Design Thinking no empreendedorismo

“A inovação se tornou nada menos do que uma estratégia de sobrevivência.”

– Tim Brown, designer e CEO

O Design Thinking é uma abordagem focada em encontrar soluções inovadoras e criativas para problemas e necessidades reais utilizando um conjunto de métodos e processos. Seu objetivo é criar soluções que tragam satisfação para o cliente, o que só pode ser atingido quando se conhece suas reais necessidades, desejos e percepções. O Design Thinking é baseado em nossa capacidade de sermos intuitivos, reconhecermos padrões, desenvolvermos ideias que tenham um significado emocional além do funcional, de nos expressarmos em mídias indo além das palavras ou símbolos.

Design Thinking traz diversas vantagens, como a velocidade e o baixo custo para a geração de inovação de valor. Ele utiliza o trabalho em equipe e não depende de “gênios criativos”, levando em conta o conhecimento tácito das pessoas e experiências com protótipos, não dependendo de extensas pesquisas quantitativas.

Design Thinkingé uma importante ferramenta para a etapa de “observação, insight, exploração e criação” de uma startup. Acredito que o Design Thinkingé complementa com excelência os conceitos da Startup Enxuta, e pode ser utilizado em todo o processo de criação e desenvolvimento de um startup. Não existe uma “melhor forma” de percorrer o processo de solução de problemas com inovação. O Design Thinkingé é fundamentado no processo exploratório, sua missão é a de traduzir observações em insights, e estes em produtos e serviços que melhorem a vida das pessoas. O Design Thinkingé é importante para enfrentar a cultura atual da eficiência, que dificulta a criatividade e a inovação.

Não existe uma “melhor forma” de percorrer o processo de solução de problemas com inovação. O Design Thinkingé é fundamentado no processo exploratório, sua missão é a de traduzir observações em insights, e estes em produtos e serviços que melhorem a vida das pessoas. Ele é importante para enfrentar a cultura atual da eficiência, que dificulta a criatividade e a inovação.

Alguns dos conceitos do Design Thinking:

  • Falhe muitas vezes para ter sucesso mais cedo.

  • Foco no ser humano.

  • É melhor assumir uma abordagem experimental: compartilhar processos, incentivar a propriedade coletiva de ideias e permitir que as equipes aprendam umas com as outras.

  • Boas ideias devem ter: praticidade, viabilidade e desejabilidade.

  • Em uma equipe multidisciplinar, cada pessoa defende a própria especialidade técnica. Em uma equipe interdisciplinar, todos se sentem donos das ideias e assumem a responsabilidade por elas.

  • Design Thinking é busca liberar a criatividade.

  • É necessário desenvolver uma cultura onde é melhor pedir perdão depois, em vez de permissão antes, que recompensa as pessoas pelo sucesso, mas lhes dá permissão para falhar, removendo assim um dos principais obstáculos à geração de novas ideias.

  • Design Thinking é uma mentalidade incorporada – incorporada em equipes e projetos, mas também nos espaços físicos de inovação.

  • Flexibilidade é fundamental.

  • Mudar a cultura de hierarquia e eficiência para uma de risco e exploração. As pessoas que conseguem fazer essa transição com sucesso provavelmente se tornarão mais envolvidas, mais motivadas e mais produtivas do que nunca.

“Se eu perguntasse a meus clientes o que eles queriam, teriam respondido ‘um cavalo mais rápido’.”

Henry Ford, empreendedor

Etapas do Design Thinking:

O processo do Design Thinking tem quatro etapas principais:

1º – Imersão: entender, observar e sentir o problema;
2º – Análise e síntese: entender e analisar a situação;
3º – Ideação: criar soluções, explorar criativamente as ideias;
4º – Prototipação: Criar um protótipo para testar as ideias;

TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO DESIGN THINKING

Durante as etapas do Design Thinking são usadas diversas técnicas e ferramentas:

Pensamento visual: conceber uma imagem mental de uma ideia a partir de desenhos, gráficos, imagens ou qualquer representação visual que vá além de palavras e números.

Pensamento Visual

Pensamento Visual

Pensamento integrativo: explorar ideias opostas para construir novas soluções. Ampliar o escopo de questões relevantes, buscando soluções não lineares e multidirecionais. Conseguir extrair o fundamental em meio ao caos, ao excesso de variáveis e a complexidade das coisas. É sintetizar ideias a partir de fragmentos, é conseguir observar o todo ao invés de apenas uma parte.

Pensamento Integrativo

Pensamento Integrativo

Insights: ao observar com empatia o comportamento das pessoas e como elas lidam com o seus problemas, é possível ter insights de soluções inovadores para esses problemas. O insight é a descoberta que surge depois da reflexão sobre o problema.

Obstáculos para a criatividade

Obstáculos para a criatividade

Mapa mental: Ajuda na exploração do pensamento divergente, como ferramenta que possibilita a criação de um modelo mental de busca de alternativas, caminhos, soluções, respostas, possibilidades que sejam, sempre que possível; criativas, lógicas, estruturadas, estranhas, factíveis, duvidosas, de todo o tipo, para que se possa explorar e chegar às melhores soluções.

Mapa Mental

Mapa Mental

Prototipagem: É a versão física de um produto, podendo ser uma versão rudimentar do mesmo. Sua importância se dá pelas possibilidades de enxergar o produto concretamente, abrindo diversas possibilidades de aprimorá-lo. Serviços e tipos diferentes de produtos também podem ser prototipados através de storytelling, experiências simuladas e maquetes de projeção.

Protótipo

Protótipo


Você experiência com Design Thinking? Compartilhe, contribua analise, mande seu feedback! Vamos construir melhores conceitos e definições juntos.

Um abraço!

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