BUSINESS MODEL CANVAS

BUSINESS MODEL CANVAS – UMA VISÃO GERAL

O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios”, é uma ferramenta que serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. O Canvas auxilia os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação, aprimorando e permitindo uma clara visualização do modelo de negócios da startup. O Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico simples e de fácil utilização, importante para a etapa de “Definição do modelo de negócios e das hipóteses de valor e de crescimento” de uma startup. O modelo Canvas é dividido em nove blocos que descrevem as funções essenciais de um negócio e suas ligações, explicarei cada uma delas posteriormente. Podemos subdividir o modelo Canvas em quatro blocos principais, que respondem às perguntas como, o que, para quem e quanto.

Como? Atividades-chave, Recursos-chave e Rede de parceiros.
O que? Proposta de Valor.
Para quem? Segmentos de Clientes, Canais e Relacionamento com o Cliente.
Quanto? Estrutura de custos e Fluxo de receita.

Para utilizar o Canvas, o mais recomendado é imprimir o modelo base que se encontra na página a seguir, preferencialmente em uma folha A3, e preenchê-lo utilizando utilizando post-its, adesivos autocolantes que facilitam o acréscimo, remoção e realocação das ideias. Mude e reorganize o modelo quantas vezes forem necessárias, o Canvas de nenhuma maneira é um modelo fixo a ser seguido. A utilização do Canvas irá ajudar no entendimento e na análise das estratégias de negócios do empreendimento, podendo o empreendedor modificá-las e encontrar soluções criativas para seu negócio.

business model canvas

O Business Model Canvas

OS NOVE BLOCOS DO MODELO CANVAS

1) Segmento de Clientes

Quais são os diferentes grupos de pessoas ou organizações que minha empresa busca alcançar e servir. Uma empresa existe para satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes, identifique-os.

  • Para quem estamos criando valor?

  • Quem são nossos consumidores mais importantes?

2) Proposta de Valor

Descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Clientes específico. É a proposta de valor que define o motivo pelo qual os clientes escolhem uma empresa ou outra. É ela que soluciona o problema do cliente, que satisfaz seu desejo ou necessidade. Ela descreve o conjunto de benefícios que geram valor ao cliente.

  • Que valor entregamos ao cliente?

  • Qual problema estamos ajudando a resolver?

  • Que necessidades estamos satisfazendo?

  • Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada Segmento de Clientes?

3) Canais

Descreve como uma empresa se comunica e alcança seus Segmentos de Clientes para entregar uma Proposta de Valor. Os canais de comunicação, distribuição e vendas compõem a interface da empresa com os clientes. Eles são o ponto de contato com os clientes, e desempenham importantes papeis.

  • Através de quais Canais nosso Segmento de Clientes quer ser contatado?

  • Como nossos Canais se interagem?

  • Qual funciona melhor?

  • Quais apresentam melhor custo-benefício?

  • Como estão integrados à rotina dos clientes?

4) Relacionamento com Clientes

Descreve os tipos de relações que uma empresa estabelece com os Segmentos de Clientes. As relações podem variar desde pessoais até automatizadas. Elas podem ser guiadas pela conquista do cliente, pela retenção do cliente ou pela ampliação das vendas. Essas estratégias podem ser alteradas ao longo do tempo.

  • Que tipo de relacionamento cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera que estabeleçamos com eles?

  • Quais já estabelecemos?

  • Qual o custo de cada um?

  • Como se integram ao restante do nosso Modelo de Negócios?

5) Fontes de Receita

Representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes. Quais os tipos de precificação a empresa usa.

  • Quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?

  • Pelo que eles pagam atualmente?

  • Como pagam?

  • Como prefeririam pagar?

  • O quanto cada Fonte de Receita contribui para o total da receita?

6) Recursos Principais

Descreve os recursos mais importantes exigidos para fazer um Modelo de Negócios funcionar. Cada Modelo de Negócios requer determinados Recurso Principais, eles permitem que uma empresa crie e ofereça sua Proposta de Valor, alcance mercados, mantenha relacionamentos com os Segmentos de Clientes e obtenha receita. Eles podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos.

  • Quais Recursos Principais são necessários para que cada um dos seguintes itens realizem suas funções:

    • Proposta de Valor;

    • Canais de Distribuição;

    • Relacionamento com o Cliente;

    • Fontes de Receita.

7) Atividades-Chave

7) Atividades-Chave

Descreve as ações mais importantes que uma empresa deve realizar para que seu Modelo de Negócios funcione.

  • Quais são as Atividades-Chave realizadas pelos seguintes itens do modelo Canvas:

    • Proposta de Valor;

    • Canais de Distribuição;

    • Relacionamento com o Cliente;

    • Fontes de Receita.

8) Parcerias Principais

Descreve a rede de fornecedores e os parceiros que põem o Modelo de Negócios para funcionar. As empresas criam alianças para otimizar seus modelos, reduzir riscos ou adquirir recursos.

  • Quem são nossos principais parceiros?

  • Quem são nossos principais fornecedores?

  • Que Recursos Principais estamos adquirindo dos parceiros?

  • Que Atividades-Chave os parceiros executam?

9) Estrutura de Custo

Descreve os custos mais importantes envolvidos na operação de um Modelo de Negócios.

  • Quais são os custos mais importantes em nosso Modelo de Negócios?

  • Que Recursos Principais são mais caros?

  • Quais Atividades-Chave são mais caras?

EXEMPLO DE MODELO CANVAS DO SKYPE

Canvas Skype

Canvas Skype

Uma explicação sobre o Canvas (em inglês). Mais em: https://strategyzer.com/canvas/business-model-canvas

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Um abraço!

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