Ser Coach parte 6 – A arte de escutar

Um Coach deve saber escutar, de preferência como um buda…

Ser Coach parte 6 – A arte de escutar

Bem vindo a 6º parte do Ser Coach. Espero que esteja conseguindo aprender bastante… Bom vamos lá! Você sabe escutar os outros? Saber escutar é fundamental na relação de coaching.

Programa Ser Coach até o momento:

Saber escutar é o fundamento mais importante da relação de coaching. Quando você escuta, você está valorizando o que o seu cliente têm a dizer. Quando você valoriza o que uma pessoa está dizendo, você está expressando aceitação e crença nessa pessoa. O crescimento é acelerado em um relacionamento onde a pessoa se sente aceita e valorizada.

O poder de escutar é outro conceito contra-intuitivo. Para a maioria das pessoas, apenas escutar e não dar conselhos ou soluções sempre faz com que elas se sintam inadequadas e parecendo tolas.

Isso poderia ser verdade se a escutar fosse ouvir, mas não é.

Ouvir é passivo. Escutar é ativo.

Escutar não é algo que apenas acontece (isso é ouvir), escutar é um processo ativo no qual uma decisão consciente é feita para ouvir e entender as mensagens de quem está falando.

Escutar é engajamento e exploração. É uma verdadeira disciplina que consistentemente temos que praticar e refinar como Coaches.

O processo de comunicação se da 38% através de certos elementos vocais e 55% através de elementos não verbais (expressões faciais, gestos, postura, etc.). Isso significa que apenas 7% da comunicação é realmente constituída de palavras.

Irei abordar duas categorias diferentes de técnicas de escuta – uma para fora e outra para dentro.

TÉCNICAS DE ESCUTA EXTERIOR

linguagem corporal

A escuta exterior está ligada a linguagem corporal. Essas técnicas podem ser praticadas e podem ser utilizadas imediatamente para melhorar o nosso envolvimento com as pessoas.

Postura aberta

Imagine que seu corpo está comunicando o grau de abertura de seu coração em relação à pessoa.

Braços ou pernas cruzadas fecham o corpo e dão uma mensagem não verbal de desinteresse. Quando nos fechamos desse jeito, estamos dizendo “Estou escondendo algo” ou “Eu realmente não quero estar aqui nesta conversa com você”. Se você vê essa linguagem corporal no outro, ela transmite uma mensagem clara que você entenderá em um nível subconsciente.

Inclinação

Se você for a um restaurante e olhar ao redor das mesas, pode dizer quais casais estão sintonizados um com o outro enquanto se inclinam, refletindo assim a sua linguagem corporal.

Quando você se inclina para trás, você pode estar relaxando, mas a mensagem não-verbal é de desengajamento ou desinteresse.

Se as mensagens verbais estão em desacordo com as mensagens não verbais, isso é referido como “incongruência”, e assim criará tensão na comunicação.

Contato visual

Se a pessoa está desviando o olhar, parece que ela não está interessada nas palavras de quem fala. Mantenha o contato visual.

Fique atento a seu comportamento,  você pode não estar piscando o suficiente ou pode estar olhando a pessoa por muito tempo. Dê uma pausa olhando para baixo contemplativamente, mas não desvie o olhar para outra parte da sala.

Relaxar

Se você estiver relaxado, a pessoa com quem você conversar provavelmente também se sentirá relaxada.

Acenar a cabeça e expressões verbais curtas

Inclinar a sua cabeça e expressões verbais curtas de “uh-huh”, “sim”, “exatamente”, são realmente grandes sinais de engajamento.

Mas seja cauteloso em usá-los:

  • Se você não está realmente escutando ativamente, você pode concordar involuntariamente com algo que você não deveria.
  • Se você não está autoconsciente, você pode usá-las tanto que a pessoa sabe que você não está escutando.
  • Às vezes, essas sugestões podem ser terrivelmente distrativas.

Expressões Faciais

Seu rosto não mente muito bem.

Sorria quando for apropriado como um gesto de aprovação. Mas seja consciente, porque grandes sorrisos mostrando os dentes podem fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis e sorrisos que parecem uma risada sugerem que você é condescendente ou não acredita no que eles estão dizendo.

Pode ser interessante trazer um amigo para observá-lo a uma distância fora do alcance da audição. Ele podem lhe dizer como você se saiu apenas com base em sua visão não-verbal e pode ajudá-lo a fazer ajustes.

TÉCNICAS DE ESCUTA INTERIOR

Silencie a conversa dentro de sua cabeça.

Você já teve uma conversa com uma pessoa que parecia estar escutando você e assim que você termina o que estava dizendo, ela responde com algo que obrigou você a dizer: “Na verdade, não é isso que eu disse. O que eu disse foi … ”

Isso realmente acontece muitas vezes quando conversamos com pessoas. Normalmente, há uma conversa paralela que está acontecendo na cabeça da pessoa com a qual você está falando.

Se houver conflito em um relacionamento ou suposições negativas, isso pode tornar as coisas ainda piores. Quando há suposições negativas, a pessoa que deveria estar ouvindo está ocupada reunindo uma defesa.

Por toda a nossa vida nos foi dito para ouvir, mas nunca nos ensinaram a escutar. Então, estamos sempre competindo com a conversa em nossa cabeça, o que cria uma distração.

Quando estamos distraídos com essas conversas, perdemos mais do que uma palavra aqui ou ali. Perdemos o coração da pessoa. Perdemos as motivações da pessoa. Nós realmente perderemos as soluções que estão vindo da boca de nosso cliente.

É duvidoso que se possa eliminar completamente a conversa em nossa cabeça, mas podemos, pelo menos, estar cientes dos gatilhos das conversas em nossa cabeça, para que possamos minimizar as distrações e silenciar algumas dessas conversas.

  • Apenas escute a pessoa sem tentar resolver os problemas.
  • Não comece a preparar sua resposta enquanto a pessoa ainda está falando.
  • Não julgue a pessoa que está falando.
  • Capture seu pensamento se a pessoa disser algo que desencadeia uma tarefa pessoal que você precisa cuidar. Pegue um momento e escreva a sua tarefa particular, de modo que ela fique de fora de sua mente.

A escuta cinestésica pode ser útil

Anotações e memória cinestésica

Muitas vezes, as pessoas irão às reuniões com um papel e uma caneta e apenas anotarão algumas palavras aleatórias. Ou essas reuniões são completamente improdutivas ou essas pessoas têm uma memória incrível.

Quando se trata de ouvir, podemos obter o apoio do que podemos chamar de aprendizagem cinestésica. Em termos simples, estamos falando de tomar nota de forma intencional.

Tente isso:

Pegue um pedaço de papel e uma caneta e tente escrever o hino nacional nele cantando “Garota de Ipanema”.

Qual foi o grau de dificuldade? Alto, certo?

Quando estamos ouvindo as pessoas, não precisamos escrever tudo o que dizem, mas, uma coisa é certa, quando você está tomando notas, você não pode se envolver em duas conversas ao mesmo tempo! Você ganha foco, e para a conversa paralela em sua mente.

Acabe com as distrações

Os meios digitais tem muitas distrações.

Talvez o seu computador ou Tablet não sejam os locais ideias para tomar as notas durante a conversa. Por que? Porque a todo momento podem surgir e-mails, mensagens no whatsapp, atualizações, próximos compromissos e tarefas, convites, aplicativos mostrando novas notícias, entre outros…

O seu telefone – mesmo no modo silencioso – ainda estará falando com você…

Feche tudo e coloque fora – fora da vista, fora da mente – essa é provavelmente a melhor maneira de acabar efetivamente com as distrações digitais.


Uau… A arte de escutar é realmente indispensável para um Coach! Ela também pode ajudar muito outras profissões e sua vida pessoal. Por enquanto fico por aqui, nos vemos em breve na 7º parte do Ser Coach: Ser Coach parte 7 – A arte de escutar parte 2 ,uma continuação desse assunto fantástico.

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Fico a disposição, um grande abraço e até breve.

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