Ser Coach parte 10 – Suporte e prestação de contas

Ser Coach parte 10 – Suporte e prestação de contas

Bem vindo a última parte do programa Ser Coach! Nossa, foi um longo caminho até aqui, construímos uma visão global de todo o processo de coaching, espero que você esteja lidando bem com tantas informações… Sinta-se a vontade para pedir ajuda!

Para muitos adultos, requisitar prestação de contas fora de uma relação empregado / empregador parece ser uma situação realmente desconfortável. Perguntar a outra pessoa se ela seguiu com o que deveria estar fazendo, pode quase parecer que você está acompanhando uma criança.

Mas precisamos superar esses sentimentos se quisermos assumir o processo de coaching com sucesso. É importante lembrar que os clientes contrataram um coach porque há lugares em que eles querem ir em suas vidas que não conseguiram alcançar sozinhos. Há pelo menos algum nível de expectativa, até mesmo um desejo de ser levados e empurrados em direção a seus objetivos

É muito melhor enfrentar as áreas problemáticas da vida com alguém do que fazer isso sozinho. É ainda melhor se enfrentarmos áreas problemáticas com alguém que realmente acredita em nós e está comprometido com o nosso sucesso.

Para que a prestação de contas funcione, precisamos:
  • Ser claros sobre as expectativas.
  • Garantir que as expectativas sejam compreendidas.
  • Pedir feedback do cliente para se certificar de que ele entende as expectativas.

O coaching só acontece quando existe o compromisso. A prestação de contas começa com uma relação de comprometimento.

Na parte 9 do programa Ser Coach, discutimos as etapas das ações “W” (lista de ações) do modelo GROW.

No final de cada sessão, perguntamos ao cliente “Com o que você está se comprometendo?”. Quando fazemos essas perguntas, estamos pedindo ao cliente que assuma um compromisso verbalizado com a lista de ações que concordamos em realizar.

Não é suficiente apenas concordar de modo geral. Estamos qualificando o contrato estabelecido com o comprometimento do cliente. Veja um exemplo:

“Então você está comprometida em ir ao médico para verificar o seu pulso?”

“Sim, eu realmente preciso fazer o check-up.”

“Ok, então tome uma decisão: você vai faer o check-up do seu pulso?”

“Sim, eu vou.”

“Quando você planeja cuidar disso?”

SUPORTE E ACOMPANHAMENTO

Suporte e acompanhamento no processo de Coaching

Nas sessões subsequentes de coaching, devemos acompanhar os itens da lista de ações. O coach pede ao cliente um relatório de progresso sobre cada um dos itens acordados.

À medida que seguimos, não fazemos perguntas gerais e vagas.

Por exemplo:

  • “Ei, como está o seu pulso?” – questionamento geral e indireto
  • “Você foi ao médico?” – questionamento direto, específico e fechado
  • “Como foram as ações de sua lista?” – geral demais
  • “Vamos analisar cada um dos itens de sua lista de ações, você pode me dizer o que fez em cada um deles.” – específico e detalhado

Se o cliente não conseguir manter um compromisso com os itens da lista de ações, o coach não deve ser rápido para julgar ou diagnosticar o problema. Por outro lado, o coach não pode simplesmente acabar com isso e agir como se não fosse grande coisa. Isso não seria honesto.

Em vez disso, o coach pode começar por essa questão e perguntar ao cliente:

  • “O que impediu você de manter o seu compromisso?”
  • “O que você gostaria de mudar em sua abordagem?”

O coach não está tentando culpar ou envergonhar o cliente, mas sim, tentando mantê-lo responsável e dono de suas soluções.

É difícil para um coach não ser visto como uma figura de autoridade. No entanto, como dissemos anteriormente, a influência é maior que a autoridade.

Quando um cliente genuinamente sabe que é cuidado, acreditado e apoiado, existe uma mudança em seu coração e ele não é responsável apenas porque tem medo de ser cobrado. O medo pode ser uma motivação para a mudança, mas não é uma motivação positiva para a mudança em um relacionamento.

A prestação de contas saudável é detectada de maneira muito simples:

  • Ela está dando vida a novas atitudes?
  • Ela está encorajando o cliente? (literalmente dando coragem para que ele possa seguir em frente)

A prestação de contas deve sempre dar suporte e energia ao cliente.

PRESTAÇÃO DE CONTAS SAUDÁVEL

É voluntária

A prestação de contas saudável começa com um relacionamento voluntário, em que uma pessoa solicita que a outra a responsabilize por um compromisso pessoal assumido.

No coaching, isso faz parte da natureza do relacionamento: vou dizer que vou fazer “x” e você vai me perguntar sobre “x” para confirmar que eu mantive o meu compromisso.

Não é baseado em culpa ou vergonha

A maior parte das prestações de contas que temos experimentado tem sido a do tipo em que a mãe chega em casa e descobre que não fizemos as tarefas domésticas que ela nos disse para fazer antes de sairmos para ir ao cinema.

A vergonha e a culpa estão focadas em quem somos e no julgamento pelo que fazemos. Sempre há medo e uma expectativa de consequências que estão vinculadas a ele.

A vergonha e a culpa nunca trarão uma mudança de vida positiva e duradoura.

É positiva e baseada em apoio e suporte

Em um relacionamento de coaching, se um cliente deixou a bola cair nos itens da lista de ações, não deve haver medo ou pavor da próxima reunião. Se um cliente chega à reunião envergonhado e se sentindo culpado, então este é o lugar que precisamos visitar para remover a vergonha e a culpa autoimpostas.

“Eu sou muito preguiçoso e não segui com nada do que foi estipulado da última vez. Eu acho que tenho um problema com compromissos. ”

“Uau, você realmente tinha se comprometido com aqueles itens. O que você quer dizer com “um problema com compromissos?” Você pode esclarecer isso para mim?

O coach pode ir direto à fonte das crenças limitantes, falsas e desqualificantes e trazer o apoio e o incentivo necessários ao cliente.

Quando a vergonha e a culpa são removidas, a coragem é restaurada e a energia para voltar a se comprometer deve ser devolvida.

Ela impede que os padrões negativos iniciem

Quando cultivamos uma prestação de contas saudável, fazendo constantemente declarações positivas e diretas sobre o cumprimento dos itens acordados, eliminamos os padrões de fracasso antes que eles comecem.

É isso o que a prestação de contas saudável faz: serve como um mecanismo para impedir que as bolas caiam.

INCENTIVO E CELEBRAÇÃO

Se o coach gasta tempo mantendo o cliente responsável, é importante dar crédito onde o crédito é devido. As afirmações e validações são críticas para o sucesso do seu cliente.

Em sua primeira sessão com um cliente (ou talvez em um formulário de entrada), você pode perguntar ao cliente:

  • Quais são as coisas que motivam você?
  • Que tipo de coisas te desmotivam?
  • O que te faz sentir apreciado?
  • Quais são as maneiras que você gosta de ser elogiado?
  • Qual foi o momento em que você se sentiu mais valorizado?

Quando fazemos essas perguntas de cara, podemos ter uma boa ideia dos principais motivadores de uma pessoa. Toda pessoa precisa ser elogiada e celebrada, mas cada pessoa tem sua própria linguagem para elogios e celebração. Saber o que desencadeia sentimentos de valor e afirmação nos clientes nos ajuda a ter uma relação melhor, de maneira que eles entendam e possam responder aos incentivos.


Uau, chegamos ao fim do programa Ser Coach! Escrever essas 10 postagens foi algo realmente importante para mim, pois além de compartilhar conhecimento eu pude fazer uma grande revisão do processo de Coaching, e acabei aprendendo muito mais do que imaginava.

Eu realmente acredito em você que chegou até aqui, acredito que você pode tomar as melhores decisões para sua vida, acredito que você tem a solução para todos os seus problemas dentro de você.

Conte sempre comigo. Estou aqui para tirar dúvidas, responder questões, melhorar o conteúdo, ouvir, ou melhor, escutar você.

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